Filmes da minha infância

(Ou: Filmes da Sessão da Tarde nos anos 1990)

Na minha época de criança, lá nos idos anos 1990 (já tem 20 anos isso, xênti, como pode?), a gente não tinha internet como temos hoje. Não existia essa coisa de Netflix ou Youtube e um download de música podia durar DIAS (não estou brincando, eu ainda tenho pesadelos com as taxas de download de 1kb/s)! Fora que, bem no começo, a internet era uma coisa empresas ou de gente muito rica (o que não é o caso da minha família).

A solução para assistir nossos filmes favoritos, então, era ir no cinema (o que não rolava muito, no meu caso, já que eu era uma criança), alugar uma fita VHS ou assistir sessão da tarde na Globo.

Um resumo fiel das minhas tardes nessa época: chegar da escola, almoçar, fazer dever, assistir sessão da tarde e ir brincar na rua até escurecer. Ou seja, assistir filme era uma coisa que eu fazia praticamente todos os dias.

Por isso, nesse texto (e no vídeo abaixo) eu resolvi falar um pouco sobre alguns filmes que fizeram a minha infância e eu lembro até hoje.

lagoa.jpg1) A LAGOA AZUL é um filme de 1980, mas que passava pelo menos uma vez por mês na sessão da tarde. Ele conta a história de duas crianças que estavam viajando de barco com suas famílias. O barco naufraga e as duas crianças sobrevivem, juntamente com um marinheiro bêbado (que morre pouco tempo depois), e ficam presas numa ilha abandonada.

O filme é clichê do começo ao fim, mas é uma daquelas coisas que moram no coração, sabe?

E uma curiosidade engraçada: quando esse filme foi lançado em 1980, a classificação era 18 anos! Minha mãe tinha apenas 13 anos e diz que ficou muito chateada de não poder ir ver o filme.

Além disso, o filme possui uma sequência, chamada DE VOLTA A LAGOA AZUL, de 1991, com basicamente a mesma história do primeiro – mas não tão bom assim.

2) ARACNOFOBIA, de 1992, conta a história de um médico que possui MUITO medo de aranhas. Ele se muda com a família para uma cidade do interior dos Estados Unidos e descobre que a casa está infestada de aranhas.

Esse filme foi o meu primeiro filme de “terror” e é basicamente a causa do meu (e aposto que de muita gente) medo de aranhas. Eu juro que aquela cena do banheiro me dá arrepios até hoje, só de pensar nela. Urgh!

3) AS PATRICINHAS DE BERVELY HILLS é o Meninas Malvadas dos anos 90. Ele é de 1995 e conta a história da Cher, uma menina rica de Bervely Hills que acaba se apaixonando pelo meio-irmão-postiço dela. Essa era o nosso filme de estereótipo feminino e todo mundo queria ter as roupas da Cher – ela estava sempre na moda e era sempre o ícone do seu grupo de garota.

Segredo: eu tinha uma Barbie chamada Cher em homenagem a ela!

4) MEU PRIMEIRO AMOR, de 1991 – também conhecido como o filme que Macaulay Culkin morre atacado por abelhas – conta a história de duas crianças que são meio “isoladas”. Eles acabam se conhecendo, ficando amigos e desenvolvendo um amor infantil.meuprimeiroamor

Esse filme é muito famoso e todo mundo lembra da música dele (My Girl), mas eu sempre gostei mais do segundo filme, MEU PRIMEIRO AMOR 2, de 1994. Nessa sequência, a garotinha (Vada), vai passar algum tempo em Los Angeles com o tio. O objetivo dela é encontrar informações sobre a mãe, que morreu quando ela estava no parto. Ela fica amiga do filho da namorada do tio (eita!) e acaba se apaixonando novamente.

O que eu mais gostava nesse filme era a cena dela furando as orelhas, como se fosse algo MUITO rebelde.

5) VELOCIDADE MÁXIMA é de 1994 e tem como estrelas os dois maiores vampiros do cinema americano: Sandra Bullock e Keanu Reeves (vocês já repararam como eles não envelhecem? =0).

O filme narra a saga de um policial da SWAT que tenta impedir um terrorista de explodir uma bomba que foi colocada em um ônibus. Um dos grandes problemas do filme é que o ônibus não ode ficar a menos de 80km/h e a pista está acabando…

6) CAÇADORAS DE AVENTURAS, um filme de 1995 que se passa ao redor das adolescentes Beth e Jody. Beth acabou de se mudar com a mãe de Los Angeles para uma cidadezinha do interior e logo fica amiga da garota-problema, Jody. As duas, então, se juntam na busca de um tesouro perdido nas montanhas.

GO GIRLS!

7) FUGA PARA A MONTANHA ENFEITIÇADA, de 1995, é um remake de um filme de 1975. Ele conta a história de dois irmãos gêmeos que são separados no nascimento. 10 anos depois eles se reencontram num orfanato e descobrem que tem poderes mágicos.

O problema começa a surgir quando eles são adotados por um cara que quer utilizar esses poderes para ficar rico. Eles conseguem fugir e vão em direção à montanha enfeitiçada, em busca de um caminho para casa.

E sim, eu era uma daquelas crianças retardadas que queria achar meu gêmeo para poder entrar no túnel roxo e conhecer os aliens.

mgid-ao-image-mtv8) ZENON, A GAROTA DO SÉCULO XXI, de 1999, fala sobre Zenon, uma garota que mora numa estação espacial que orbita a Terra. Ela arruma uma confusão imensa e acaba expulsa da estação, sendo obrigada a vir morar com a tia, aqui na Terra. Enquanto ela está aqui, descobre que tem alguém querendo explodir a estação, mas ninguém acredita nela, então ela precisa dar um jeito de voltar lá para cima e impedir a tragédia.

Todos esses filmes tem um lugar marcado no meu coração – no caso de Aracnofobia, é um lugar meio negro, eu admito – porque eu sempre ficava ansiosa para revê-los. Espero que tenham gostado da lista!

Um beijo e até a próxima.

Malu Chan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s