A importância da luz na fotografia

(ou: Como funciona uma câmera fotográfica)

A primeira coisa que todo aspirante a fotógrafo precisa aprender é como controlar a luz para que a foto saia como ele quer. Saber como usar a luz do ambiente, como usar um flash ou rebatedor, como arrumar a câmera da forma correta ou até mesmo como trabalhar com os controles mínimos que o telefone celular te dá já é uma grande ajuda.

Para isso, é preciso entender como a foto se forma.

OlhoNo olho humano, a imagem é formada na retina. A luz do ambiente bate em um objeto, é absorvida por este e logo em seguida alguns espectros (feixes de cor) dessa luz são rebatidos, formando a cor e a dimensão do objeto. São esses espectros que entram no nosso olho e formam a imagem no fundo da nossa retina.

Nas câmeras, o funcionamento é mais ou menos o mesmo. O raio de luz rebatido entra na lente e forma a imagem no fundo da câmera.

As câmeras pinhole são as mais simples do mundo: são compostas apenas de uma caixa preta totalmente vedada com um micro furo em um dos lados. No lado oposto ao furo é colocado um papel fotográfico especial, que permite captar os raios de luz e formar uma imagem. O papel deve ser colocado em um ambiente especial e o furo fechado para não entrar luz. Quando o fotógrafo encontra o motivo a ser fotografado, ele abre o furo por alguns segundos e voilá, a foto está pronta!

Nas câmeras analógicas, a luz irá entrar pela lente e será recebida pelo filme fotográfico, que possui alguns elementos químicos especiais. Esses elementos reagem com a luz e formam o negativo da foto. Depois é preciso que esse negativo passe por um outro processo químico e físico para ser transferido para o papel fotográfico – esse processo é conhecido como revelação.Máquina

As câmeras digitais operam praticamente da mesma forma que as analógicas. A única diferença é que, no lugar do filme, fica um sensor digital. Esse sensor grava a imagem negativa e já a transforma em uma imagem positiva, salvando no cartão de memória.

No fim das contas, é fácil perceber porque a luz é tão importante na hora de fotografar: em ambientes de muita luz, o objeto não consegue absorver tudo o que está sendo emanado, acabando por refletir mais do que apenas aquele feixe normal, e a foto fica “estourada”; em ambientes de pouca luz, não existem raios o suficiente para rebater no objeto e ser captado pela câmera, o que faz com que a foto fique muito escura.

No vídeo abaixo eu explico um pouco mais (e talvez de uma forma um pouco mais clara) sobre esse assunto, confiram!

Um beijo e até a próxima.

Malu Chan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s