O que saber de francês antes de ir à França

torre-eiffelQuando eu fui à Paris (minha primeira viagem internacional!) eu fiquei MUITO ansiosa com a questão da língua. Não saber falar UMA PALAVRA da língua local me deixava com bastante medo (e se alguma coisa desse errado?), especialmente porque sempre ouvimos que franceses não falam inglês e são rudes com turistas.

Então, como boa adolescente dos anos 2000, eu resolvi procurar no Google informações sobre a língua francesa e o relacionamento dos parisienses com o inglês (que até hoje é a única língua estrangeira que eu sei falar – mal e porcamente, digamos de passagem).

O primeiro mito que eu consegui desbancar com essa pesquisa foi que franceses (especialmente parisienses) não falam inglês.

A lógica me pareceu bem razoável: Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo (em 2014, ela ficou em 5º lugar no ranking das cidades que mais receberam visitantes, segundo essa reportagem da BBC). Como tal, é impossível que as pessoas que ali estão (especialmente aquelas com quem você, turista, mais deve interagir – vendedores, guardas, taxistas, etc) não falem ao menos inglês ou outra língua estrangeira. É disso que as pessoas vivem! Elas precisam se comunicar com quem vem de fora!

O segundo mito que eu desbanquei (com a ajuda tanto do Google quanto da minha professora de francês da época) foi a ideia de que franceses tratam turistas de forma grosseira.

A verdade (até onde eu entendi) é que eles são bem “cri-cri” com a educação e também são MUITO nacionalistas. Ou seja, eles amam a própria língua. (E talvez não gostem muito do inglês por uma questão história, vai saber…)

Então… o que acontece quando você junta esses dois fatores com um turista desavisado que sai por aí interpelando pessoas em inglês no meio da rua?

Franceses rudes.

Pois é.

A minha experiência pessoal me provou que eles não se importam de falar inglês com você, desde que não demonstre que é obrigação deles falar inglês com você.

Baseada nessa experiência eu acredito poder dizer que, fazendo um mínimo de esforço para aprender algumas palavras e frases em francês, os seus anfitriões vão ser muito mais legais com vocês do que eles seriam se você se aproximasse falando inglês.

(Juro! Até minha mãe, que não fala nada que não seja português conseguiu ser atendida por lá com educação!)

E foi pensando nisso que eu decidi fazer uma lista com as seis palavras/expressões/frases que eu acredito que você vá precisar na sua viajem para Paris.

1) Bonjour = Bom Dia (Que você pode usar tranquilamente em qualquer horário do dia ou da noite. Sou daquela opinião que você já está fazendo um esforço, eles também podem fazer um esforço de te entender.)

2) Madam/Monsieur = Senhora/Senhor (Lembra que eu falei que franceses são chatos com essa coisa de educação? Pois então, chame todo mundo de Senhor ou Senhora.)

3) Pardon/Excusez-moi = Desculpe/Com Licença (Eu sempre tenho a impressão que os dois podem ser entendidos tanto como “desculpe” quanto como “com licença”.)

4) Merci = Obrigada (É a palavra mais fácil de todas. Aprenda!)

5) Je ne parle pas france = Eu não falo francês (A expressão é um pouco maior do que as outras, mas vale a pena deixar claro que você é um turista meio perdido.)

6) Parlez-vous anglais/portugais/espagnol? = Você fala inglês/português/espanhol? (Ou escolha outra língua e seja feliz!)

Se você quer ter certeza de como essas palavras/expressões são pronunciadas, o vídeo abaixo mostra a pronúncia (mais ou menos) correta de todas elas.

Um beijo e até a próxima.

Malu Chan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s