Abertura da lente e velocidade do obturador

E seguindo na linha de “como controlar a luz na hora da fotografia”, nós temos a abertura da lente (ou abertura do diafragma) e a velocidade do obturador, que são duas das formais mais simples de garantir que sua foto vai ficar como vocês deseja.

A abertura da lente refere-se ao tamanho que a sua lente/diafragma vai abrir quando o disparador for acionado. É quase como se fosse a pupila do nosso olho (olha aí a comparação com o olho de novo!), que aumenta de tamanho quando tem pouca luz e diminui quanto tem muita luz.

Na lente funciona da mesma forma: quanto maior for a abertura, mais luz vai entrar; e quanto menor for a abertura, menos luz entra. Por isso, em dias ou locais muito claros, você pode usar aberturas menores, para não superexpor a sua foto. Por outro lado, à noite ou em locais mais escuros, recomenda-se a utilização de aberturas maiores, para a foto ficar melhor iluminada.

A abertura máxima do diafragma é indicada na própria lente (afinal, é uma característica diafragma.jpgda lente, e não da câmera) pelo número de “f.”. Mas é importante saber duas coisas sobre esse “f.”:

  1. Quanto menor o valor de “f.”, mais aberta a lente pode ficar; e quanto maior o valor de “f.”, menor será a abertura – é uma relação INVERSA.
  2. Lentes do tipo “zoom” possuem valores máximos de “f.” variáveis. Nesses casos, o primeiro “f.” é maior abertura no zoom mínimo e o segundo “f.” é a maior abertura no zoom máximo. Exemplo: em uma lente 18-55mm (que possui zoom variável entre 18mm e 55mm) com f.3,5-5,6, quando o zoom está em 18mm, o “f.” máximo será de 3,5. Por outro lado, quando o zoom está em 55mm, o “f.” máximo será de 5,6.

Ainda nesse tópico, uma coisa importante para se saber é que, em geral, lentes com grandes aberturas (1.8, 1.4 ou até 1) são lentes melhores, porque permitem uma passagem melhor da luz em condições “não-tão-favoráveis”. Por conta disso, elas tendem a ser mais caras que as lentes mais comuns (que possuem aberturas médias de 2.5 ou 3.5.

PROFUNDIDADE-DE-CAMPO-horizontalAlém da sua importância quanto à passagem de luz, a abertura da lente também influencia na chamada profundidade de campo – aquela coisa de “embaçar” o fundo ou a frente da foto. Ainda vou falar sobre profundidade de campo em outro tópico (porque existem outras coisas que também interferem), mas, em geral, quanto maior a abertura (menor o “f.”), mais fácil de desfocar as coisas. Quanto menor a abertura, a tendência é ter menos desfoque atrás e na frente do seu objeto principal.

O outro ponto desse texto é a velocidade do obturador.

O obturador é um dispositivo da câmera, que fica logo atrás da lente, e impede a luz de entrar até o momento certo (quando o disparador é acionado). Controlar a velocidade do obturador significa controlar quanto tempo este obturador ficará aberto para a luz entrar.

Nas nossas fotos do dia-a-dia, o obturador costuma ficar aberto por micro-segundos – tempos que nós, seres humanos, vamos considerar muito ínfimos. Esses tempos, inclusive, são nomeados como frações de segundo, de tão rápido que são.

Na fotografia, 1/30s a 1/125s de obturador aberto são velocidades consideradas médias na fotografia. 1/40s, por exemplo, é uma velocidade que eu costumo usar muito para fotografar.Velocidade

Olhando por essa perspectiva, 1/15s é uma velocidade bem baixa para quem está fotografando, para ser bem sincera. Uma foto a 1/15s, feita “na mão” tem uma grande chance de sair tremida ou borrada. Uma velocidade de 1s na fotografia é baixíssima, somente recomendada para quando você possui algum apoio para a câmera (como um tripé).

Velocidade alta - baixaEssas velocidades baixas, contudo, são muito interessantes quando queremos dar uma sensação de movimento para as nossas fotos. Quanto maior é a velocidade (ou seja, quanto menor o tempo que o obturador for ficar aberto), mais estática é a foto e menos movimento você tem. Quanto menor a velocidade (mais tempo aberto) maior sensação de movimento e de fluidez.

Um beijo e até a próxima.

Malu Chan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s